segunda-feira, 1 de março de 2010

The Cove (A Enseada)


"The Cove" (não sei como será traduzido no Brasil, mas significa "A Enseada") é um documentário sobre o MASSACRE de milhares de golfinhos em uma cidade Japonesa chamada Taijii. Já ganhou vários prêmios e está concorrendo ao Oscar (espero que ganhe, pois isso traz visibilidade).

A maioria das pessoas que eu conheço não irão assistir a este filme... Talvez eu conte nos dedos quem terá a CORAGEM para encarar esta dolorosa verdade.

Entre os que não vão assistir, alguns certamente irão alegar que a matança dos golfinhos e das baleias por parte de certos países (como o Japão ou a Coréia) é simplesmente parte de suas culturas.

Ora, para este argumento raso, a minha resposta é direta: NÓS FAZEMOS A NOSSA CULTURA! Existem momentos cruciais em nossas vidas, quando não há nenhuma alternativa senão ROMPER com aquilo que acreditávamos ser o correto.

Até o século XIX era parte de "nossa cultura" ter escravos humanos. Não rompemos com este conceito? Hoje em dia ainda existe escravidão humana? Sim, existe... Nos mais diversos níveis, infelizmente. Mas nenhuma escravidão é bem vista, e é um problema combatido no mundo todo.

Na época em que estamos vivendo, infelizmente, as pessoas ainda enxergam como "parte da cultura" humana matar não apenas os golfinhos e as baleias, mas MILHÕES de animais não-humanos diariamente... São exemplos sem fim: Bovinos; suínos; aves das mais diversas, peixes, etc, etc e etc.

Os oceanos da Terra são encarados como uma "reserva infinita"; a pesca predatória está EXTINGUINDO espécies diariamente. Peixes, crustáceos, tubarões, arraias, baleias, golfinhos... Todos VÍTIMAS DA ESPÉCIE HUMANA.

Sim, somos os algozes dos filhos da Terra.

Mas o que podemos fazer, não é mesmo? Faz parte das "culturas" humanas USARMOS os animais não-humanos, não é mesmo?

NÃO!!!!!!!!! Mil vezes NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O poder de transformação está em mim e em você, que está lendo estas palavras agora mesmo.

A mudança que precisamos e queremos ver, começa EM CADA UM DE NÓS.

Nossas opções cotidianas DETERMINAM nosso presente e o futuro da Terra e de seus filhos...

Pense! Reaja!! Faça a ruptura com a cultura vigente que massacra, rotula e destrói.

Sejamos as vozes e as mãos que AGEM PELA TERRA e pelos animais não-humanos... Nossos irmãos, VIDAS preciosas, que merecem RESPEITO, PROTEÇÃO E AMOR.

O primeiro passo é buscar informações... Podem acreditar em mim: O conhecimento LIBERTA. O conhecimento ABRE NOSSOS OLHOS. O conhecimento das verdades sobre o HOLOCAUSTO ANIMAL nos arrancam da caverna escura da ignorância.



Para assistir ao documentário "The Cove":

Agradecimentos especiais para a Simone, uma amiga querida e Ativista em prol dos animais não-humanos, que fez upload do documentário (banido do Youtube) em seu espaço.

Um comentário:

  1. Olá!
    Desculpe invadir seu blog, mas queria pedir que vc me ajudasse a divulgar.
    Tem aqui no Pará, aonde moro, uma indústria pior que essa de Taiji
    280 MIL TUBARÕES SÃO MORTOS TODOS OS ANOS AQUI. RECOLHE-SE AS BARBATANAS DE TUBARÃO E O RESTO VAI PARA O LIXO.
    São tubarões em extinção.

    Veja a matéria completa aqui
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/790192-ibama-apreende-14-t-de-barbatanas-de-tubarao-irregulares-no-para.shtml

    Se tiver medo de clicar no link, procure no google por Barbatanas de tubarão no Pará, é matéria da folha

    por favor, ajude a apoiar essa causa. é fácil olhar para o problema dos outros e não reconhecer que temos um problema pior em casa.

    ResponderExcluir