sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O que é Veganismo?














Falei sobre Veganismo e esqueci o óbvio: Nem todos sabem o que é. Coloco hoje um trecho de um dos textos do Gary Francione, que é, na minha opinião, uma das melhores definições do que é este caminho de LIBERTAÇÃO.


Afinal, o que é VEGANISMO?


O veganismo não é uma mera questão de dieta; é um compromisso moral e político com a abolição, no nível individual e não se estende só à comida, mas também à roupa, outros produtos, outras ações e escolhas pessoais. Ser veganos é aquilo que todos nós podemos fazer hoje — agora mesmo — para ajudar os animais. Não requer uma campanha cara, o envolvimento de uma grande organização, legislação, ou qualquer outra coisa além do nosso reconhecimento de que, se “direitos animais” tiver algum significado, é o de que não podemos justificar o consumo de carnes (incluindo pescado), laticínios, ovos e outros produtos de origem animal.

O veganismo reduz o sofrimento e a morte dos animais ao diminuir a demanda. Representa uma rejeição à condição de mercadoria dos não-humanos e o reconhecimento de seu valor inerente. O veganismo também é um compromisso com a não-violência; e o movimento pelos direitos animais deve ser um movimento de paz, deve rejeitar a violência contra todos os animais — não-humanos e humanos.

(Texto de Gary Francione)

2 comentários:

  1. O que tá na figura já resumiu bem pra mim. Apesar do texto ser uma voa definição. ^^

    Obrigado pelas palavras lá.

    Decidi, enfim, me abrir com ele. Falei o que eu sitno por e-mail e expliquei porque estou me afastando.

    bjos
    muita luz pra você ^^

    ResponderExcluir
  2. oi Flavinha...
    lindo seu blog!
    e quando vi esse "contador de vidas" me deu um arrepio... triste demais né? :(


    beijos

    ResponderExcluir